domingo, 9 de setembro de 2012

De volta e com tudo.

Post by: Rah

Para muitos, Céline Dion é apenas aquela mulher que canta a música do filme Titanic, mas, para quem pelo menos explorou um pouco da carreira, sabe que há anos Céline trabalha em paralelo com dois idiomas: O Inglês e o Francês (sua língua materna).
Desde 2007 sem lançar nada inédito, a cantora canadense retornou aos palcos no início de 2011 com uma série de shows no Caesar's Palace, em Las Vegas, no qual boa parte dos shows estiveram lotados. Além desses shows, Céline também prometeu o lançamento de dois álbuns inéditos para esse ano: Um em inglês, que atende que pelo nome de Water and Flame (Água e Fogo) e um em francês que terá o título de Sans Attendre (Sem Esperar).
O álbum francófono, tem lançamento previsto para o dia 05 de novembro desse ano, enquanto o álbum em inglês ainda não possui uma data prevista, mas, estima-se que seja logo também. As divulgações de Sans Attendre se iniciaram com o lançamento do primeiro single: Parler à mon père (Falar com o meu pai).
O single foi lançado oficialmente no dia 02 de Julho desse ano, e o videoclipe no último dia 06.
Nesse post, farei então uma breve análise dando "pitako" nesse clipe que já sigo de passagem: Tá muito lindo!
E para tal, dividirei a análise em três partes: A Cantora, A Música e O Clipe.
Prontos? Lá vamos nós então rsrs'

1. A Cantora:
Céline se apresenta no clipe com uma maquiagem leve e com roupas claras, super combinando com o que o cenário pede: algo mais light porém profundo. A atuação da cantora foi muito boa, ela conseguiu remeter em vários momentos o sentimento de saudade e a vontade de reencontrar alguém que está distante que a música pede. A forma como a cantora conduziu as cenas foi muito legal, tudo muito leve, intenso e bonito.

2. A Música:
Capa do Single
Parler à mon père, é uma bela poesia que acima de tudo centra a vontade da cantora em falar com o seu pai. Para quem não sabe, Céline Dion perdeu seu pai em 2003, e com o lançamento da música, a cantora declarou que seu pai está sempre ao seu lado de uma forma ou de outra!
O que mais me chamou atenção na música é que é uma canção calma, com arranjos um tanto simplificados e claro, sem gritos ou exageros vocais. Aquele tipo de música que você ouve para refletir, relaxar e despertar aquele sentimento profundo por alguém que você gostaria muito de ver ou falar, mas que não está mais presente.
Outro ponto que eu adoro nessa música é a letra, nela, Céline declara que poderia fazer tanta coisa (como "desprender a lua, salvar a Terra, cruzar o voo de uma gaivota..."), mas que antes, ela tivesse a oportunidade de falar com o seu pai. É realmente algo que me deixou sem palavras. Algo impecável do meu ponto de vista! Sem falar que, sou mais a Céline cantando em francês do que em inglês, pra mim, ela transmite uma verdade maior em suas interpretações, entende? rsrs'

3. O clipe:
Início do videoclipe
O clipe se inicia com um nascer do sol e uma frase em francês: L'âme est un cristal et l'amour sa lumière... (A alma é um cristal e o amor a sua luz...) de Angelus Silesius (Poeta Germânico, 1624-1667). Após isso, o clipe gira em torno da cantora e algumas imagens de pessoas que representam, além de seu pai, quem ela sente falta. Pelo menos a mim é isso que clipe representa. O interessante é que essas pessoas são focadas nos olhos, e neles, transparece o sentimento de falta, saudade, a vontade de retomar o contato com o ente querido. Outro ponto legal do clipe, são os efeitos de luz que fazem com que o cenário, não se assemelhe ao deserto mas sim, um lugar onde tudo é possível (tipo um paraíso sabe?). De um modo geral, as tomadas foram muito bem realizadas, mesclando equilibradamente as cenas da cantora com as outras cenas, tudo muito bem feitinho que gerou esse belo resultado final. E por fim, o clipe se encerra com um por do sol, como se em um dia, a cantora pudesse expressar todo o seu sentimento enquanto andava pelo deserto.

Enfim, um clipe realmente LINDO!
Não sou muito bom em fazer análises ainda, não sou tão técnico assim, fiz baseado na minha opinião e gosto. Acredito que para outras pessoas, esse clipe traga outro significado, pois em discussão com alguns amigos meus fãs da Céline, o clipe nos traz uma série de simbologias que nos trazem diferentes visões acerca da música e o que ela pode representar.
O que resta agora, é aguardar o dia 05 de novembro pra conferir o que Sans Attendre tem a oferecer.
Acredito eu, que será um belo trabalho. Como já falei, Céline no francês me soa com mais verdade e seus álbuns são muito bem elaborados, com arranjos luxuosos e tudo mais!
Mas, por enquanto, fiquemos com Parler à mon père, essa bela canção que possui um belo clipe!

Momento Bônus: Postarei a letra, o clipe e por fim, algumas screenshoots que eu mesmo fiz para essa análise. Enjoy!

Letra (em português e extraída do Vagalume):
Composição:  Jacques Vénéruso

Eu gostaria de esquecer o tempo
Por um suspiro, por um instante
Um parêntese depois da corrida
E ir embora para onde o meu coração me levar

Eu gostaria de reencontrar minhas pegadas
Onde está minha vida, onde está meu lugar
E guardar o ouro do meu passado
No calor do meu jardim secreto

Eu gostaria de passar o oceano
Cruzar o voo de uma gaivota
Pensar em tudo isto que vi
E também ir até o desconhecido

Eu gostaria de sair da lua
Também gostaria de salvar a Terra
Mas, antes de tudo,
Eu gostaria de falar com meu pai
Falar com meu pai

Eu gostaria de escolher um barco
Nem o maior, nem o mais belo
Eu o encheria de imagens
E de perfumes das minhas viagens

Eu gostaria de diminuir a velocidade para pegar um assento
Encontrar no vazio da minha memória
As vozes daqueles que me ensinaram
Que não há sonho proibido

Eu gostaria de encontrar as cores
As pinturas que tenho dentro do coração
Desta decoração em linhas puras
Onde eu vejo você e me reasseguro

Eu gostaria de desprender a lua
Eu também gostaria de salvar a Terra 
Mas, antes de tudo
Eu gostaria de falar com meu pai
Falar com meu pai

Eu gostaria de esquecer o tempo
Por um suspiro, por um instante
Um parêntese depois da corrida
E ir embora para onde o meu coração me levar

Eu gostaria de reencontrar minhas pegadas
Onde está minha vida, onde está meu lugar
E guardar o ouro do meu passado
No calor do meu jardim secreto

Eu gostaria de partir com você
Eu gostaria de sonhar com você
Sempre buscar o inacessível
Sempre ter a esperança de alcançar o impossível

Eu gostaria de desprender a lua
E por que não salvar a Terra? 
Mas, antes de tudo
Eu gostaria de falar com meu pai
Falar com meu pai

Eu gostaria de falar com meu pai
Falar com meu pai


Vídeoclipe:

Screenshoots:





Nenhum comentário:

Postar um comentário